Um ANAPOLINO singular II
|
No último dia 02 de Março participei de um evento para assinatura de uma ordem de serviço para a construção de uma escola municipal no bairro Calixtopólis II na parte sul do município de Anápolis. Essa escola será construída a partir de um projeto modelo da secretaria municipal de educação e terá o nome do ex-prefeito Anapolino de Faria. A homenagem sensibilizou, sobremaneira, seus familiares em virtude, principalmente, de estar adequadamente vinculando-o ao aspecto da educação e formação de nossas crianças que foi o foco maior dado pela sua gestão frente à Prefeitura de Anápolis. Em um momento em que a atividade política se encontra desacreditada e maculada por tantas denúncias de corrupção perpetuar a figura pública dos grandes líderes é essencial para suscitar a reversão desse quadro nefasto para a formação das novas gerações.
Anapolino Silvério de Faria foi médico de profissão, político por vocação, o pai amado de tantos servidores públicos municipais, não por acaso, traz em seu nome a designação de sua maior missão, a devoção de seu trabalho em prol de toda uma coletividade. O médico dos pobres, o servidor dos servidores, o Prefeito de todos, deixou sua marca em tudo que fez, pois seu objetivo prioritário sempre foi o desenvolvimento de sua cidade natal.
Em meados da década de 80 tive a grata oportunidade de trabalhar com ele na administração municipal e foi exatamente nesse local que ele obteve seu sucesso maior, pois indubitavelmente tem sido citado por “gregos e troianos” como exemplo do ente político que utiliza o poder a ele conferido com sabedoria visando o pleno desenvolvimento do patrimônio que pertence a toda coletividade. Com este sentimento latente em todas suas ações, sabia com clareza que deveria valorizar os servidores efetivos, seus companheiros, que concretizariam as políticas públicas por ele definidas em conjunto com sua equipe técnica.
Desta forma, como participante desta equipe o ouvi repetir inúmeras vezes humildemente que ele era médico e por isto precisava contar com outros especialistas auxiliando suas decisões. Os servidores públicos municipais eram considerados por ele parceiros na construção de uma sociedade mais justa e por isto fazia questão de valorizá-los materialmente e emocionalmente. Desta forma, era usual vê-lo adentrar em todas as repartições e reconhecer nominalmente seus servidores efetivos. Priorizou em sua administração os aspectos relativos à educação, cultura, planejamento urbano e saneamento.
O slogan por ele escolhido para caracterizar sua passagem como Prefeito Municipal: “Anápolis eu te amo,” sintetizava todo o sentimento que norteava suas decisões: O amor incondicional à sua terra natal. A cidade sempre foi maior do que seu desejo de se perpetuar no poder. Em virtude desse objetivo maior, posso afirmar com toda segurança, que foi o prefeito que efetivamente valorizou a questão do planejamento urbano ambiental do município.
Hoje, me sinto muito confortável para discordar de uma das célebres frases por ele repetidas: “O cemitério está cheio de insubstituíveis”. Acredito que nossa maior homenagem aos homens de bem que nos antecedem nesta passagem é perpetuar e fazer florescer as sementes singulares por eles lançadas.
.
Regina de Faria Brito
Presidente SINDIANÁPOLIS – www.sindianapolis.org