RITUAL DE PASSAGEM |
Existe uma crença de que ao conhecermos uma pessoa “a primeira impressão” é a que fica. Hoje, mais do nunca discordo, pois a experiência tem provado que a forma como concluímos algo, seja um relacionamento, uma sociedade ou um ano nos marca profundamente e fica nos arquivos de nossa memória. Reside aí, talvez a importância dada nos ensinamentos de diversas tradições espirituais da importância e necessidade do perdão. Na maioria das vezes não conseguimos terminar o dia ou, o ano, ou um relacionamento da maneira como idealizamos.
No frigir dos ovos a emoção que nos motivou não se coaduna com a realidade dos fatos e a frustração, ou mesmo a decepção é o fruto amargo que nos faz esquecer a “doce ilusão” que motivava nossas ações.
Como dizem os sábios, perdoar é sinônimo de inteligência, pois só faz bem para o fígado e para nossa saúde emocional. O ressentimento como o próprio nome diz, principalmente em relação a fatos marcantes de nossas vidas, com certeza se mal resolvidos vão se transformar em doenças às vezes fatais.
Afinal de contas, os fatos tidos como frustrantes são os grandes mestres de nossa existência, pois se trabalhados nos possibilitam saltos evolutivos. Somos todos aprendizes e por isto acredito que TODAS as experiências estão à serviço de nosso crescimento pessoal. As expectativas do dia a dia não são simplesmente previsões do que nos acontecerá, mas sim os que queremos que aconteça e, por isto estas expectativas constituem uma conseqüência natural de nossa vida. Não por acaso a frustração nos acompanha, pois na maioria das vezes existe uma discrepância entre a esperança e a experiência real. Parte daí a necessidade de sermos proativos e aprendermos a transformar nossas decepções em aprendizado.
A cada inspiração o presente se transforma em passado e só conseguiremos viver plenamente se construirmos o “aqui e agora” celebrando o ritual de morte e renascimento. Para tanto vale a máxima: A gratidão é o caminho mais curto para chegar à Deus.
Por isto quero aqui agradecer a todos os momentos que vivenciei neste ano que ora se fecha. Agradeço às vitórias e conquistas, agradeço os tropeços, as lágrimas e as alegrias. E que este sentimento seja indiscriminadamente a todas as pessoas, especialmente aquelas que me decepcionaram profundamente. Abro as portas para o ano que se inicia e como uma folha em branco espero que eu desenhe o meu futuro transformando os ressentimentos, decepções e rancores em motivAÇÃO.
Que eu possa colher o amor, a paz e a alegria deste final de ano e perpetuá-los no coração de quem eu encontrar no caminho no ano que se inicia.
.
Regina de Faria Brito
Presidente SINDIANÁPOLIS – www.sindianapolis.org