VITÓRIA SOBRE AS AFLIÇÕES. No mundo, passais por aflições.João 16.33 |
Às vésperas do Natal nada mais adequado do que refletir sobre o ano que se finda, pois o Tempo do Advento o qual antecede o Natal é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, devem viver o arrependimento e promover a fraternidade e a Paz.
Desta forma, desejo compartilhar uma mensagem que chegou às minhas mãos esta semana e alerta que Jesus não nos encoraja à lamentação, não nos estimula a manter o espírito vencido e desanimado, não nos aconselha à resignação passiva em face das aflições. Muito pelo contrário, Ele nos exorta dizendo: “TENDE BOM ÂNIMO; EU VENCI O MUNDO”.
Este alimento espiritual é essencial para que não nos sucumbamos ao cansaço ou à perda do ânimo nem a coragem em face de aflições ou angústia, pois a vitória já nos está garantida pela morte e ressurreição de Cristo. Da festa da natividade à sua Páscoa, temos Sua obra narrada pelos quatro evangelhos onde buscamos força e luz para orientar nossa caminhada pautada nos preceitos da verdade estabelecidos em sua Santa trajetória.
Nenhuma pessoa que afirme engrossar as fileiras dos que crêem no poder de Deus estará isento de passar por aflições nesta vida presente. Sabemos que a reação que advêm das “provas de final de ano” é o diferencial entre aqueles que alimentam a fé na palavra viva de Jesus e aqueles que colocam sua confiança no homem. Os que crêem sabem que apesar das aflições e incômodos da vida presente, nada se compara com a glória que os espera. A prática não se mostra tão simples como a teoria, principalmente em um contexto das relações que privilegiam o TER em detrimento do SER. Que inspiram e justificam as ações daqueles que “freqüentemente amam as coisas e usam as pessoas, quando deveriam amar as pessoas e usar as coisas.”
Para o Sindianápolis o ano foi bem mais tranqüilo do que os que o precederam, mas sempre e em todo momento vivenciamos aflições, incertezas e conflitos. Muito ainda temos que trilhar e a cobrança dos servidores é sempre muito intensa, mas hoje caminhamos com mais serenidade e com a certeza que a busca do entendimento é o objetivo a ser perseguido. Isto não significa e nem poderia significar submissão às decisões governamentais, mas sim uma mudança de atitude que busca resolver as demandas geradas, inicialmente através do diálogo e em último caso através da justiça ou de mobilizações da categoria envolvida.
Com certeza a diretoria do Sindianápolis já tem uma lista de ações e reivindicações a serem encaminhadas ao executivo para um cronograma de ações, tendo em vista os próximos dois anos. Dentre elas a prioridade para os servidores ativos, aposentados e pensionistas do município reside na expectativa de um Plano de Saúde.
Isto posto quero compartilhar uma oração:
“Amado e querido Pai, ensinai-nos a enfrentar os percalços da vida presente com a triunfante certeza da Tua inefável companhia, de modo que sejamos em tudo mais do que vencedores. Que todos nós possamos prosseguir firmes, amparados pelo Seu poder, pela Sua graça conduzindo-nos à vitória sobre nossas aflições.
Por Cristo. Amém”.
.
Regina de Faria Brito
Presidente SINDIANÁPOLIS – www.sindianapolis.org