SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS E SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE ANÁPOLIS
ENEY DE FARIA ARAÚJO
Presidente do Sindianápolis
O SILÊNCIO DOS BONS
Por Regina de Faria Brito
A historia da humanidade é contada através dos atos de seus líderes. Aqueles que bravamente deixaram suas marcas pela coragem, caráter, perseverança e altruísmo devem sempre ser lembrados. Martin Luther King é uma destas personalidades. Nasceu nos Estados Unidos em 1929, em Atlanta – Geórgia e aos 19 anos já era pastor e teólogo. Dedicou seus estudos a filosofia de protesto não violento, inspirando-se nas idéias do hindu, Mohandas K. Gandhi . Promoveu grandes marchas em prol da manutenção dos direitos civis dos cidadãos americanos e contra a segregação social. Sua trajetória de luta pacífica termina tragicamente, com seu assassinato em 1968, mas deixou avanços inquestionáveis em prol dos direitos humanos. É dele a seguinte afirmação:
“O que mais me preocupa não é o grito dos violentos,
dos corruptos,
dos desonestos,
dos sem-caráter
ou dos sem-ética .
O que mais me preocupa é o SILÊNCIO DOS BONS ” !
Este pronunciamento tão contundente e atual fala por si só. É lamentável que a contemporaneidade do pensamento de Luther King venha nos irmanar nesta luta dos que buscam acender uma luz na escuridão. Trabalhar em prol da consCIÊNCIA na maioria das vezes é um trabalho de resistência, abnegação e principalmente coragem. O que diria este nosso irmão ao nos observar imersos em valeriodutos, mensalões e sanguessugas nas vésperas de eleições onde os autores do desvio vergonhoso de dinheiro público, continuam soltos e candidatos à reeleição? E nós, vamos continuar imersos neste silêncio avalista desta situação aterradora?
No ultimo dia 9 de Agosto, após anos de reivindicação do Sindianápolis, foi finalmente dado posse ao Conselho deliberativo do ISSA (Instituto de Seguridade??? dos Aposentados). A conversa de corredor afirma com veemência que isto só aconteceu porque uma verba está bloqueada por falta do Conselho, de qualquer forma o importante é que foi finalmente instituído e o presidente é o eng. Dido Gonzaga Jaime, diretor deste Sindicato. Esperamos que desta vez o presidente do ISSA se curve à lei que define às atribuições deste Conselho. O clima da posse foi diferente dos anteriores, sem ofensas e com direito a apertos de mão e beijos na face. A sociedade só amadurece quando cada um cumpre seu papel com firmeza, transparência e verdade, mas respeitando a ação do que está do outro lado da mesa.
“Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença – nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.” (Martin Luther King, 1963).