Matéria – 21/08/06 – Da repetição para a transformação

Da repetição para a transformAÇÃO

Por Regina de Faria Brito

U m amigo-professor (Eguimar F. Chaveiro) enviou um e-mail com um de seus recentes poemas sempre lúdicos e criativos. Eis alguns trechos:

“Conta a lenda que toda invenção foi feita pelo avesso do que já existia: o som nasceu do silêncio, a claridade da escuridão, o alto do que era baixo, o plano do que era sinuoso. E na mesma história, conta-se, que o contrário do contrário, ou o avesso do avesso, nos leva a crer que o COMEÇO NÃO TEM COMEÇO e, por não existir começo, tudo existe […] Aliás, consta que o nada não existe – e tudo que existe move para se transformar – e transforma para ser […]  No mais, conta a lenda, que ser sujeito é dar direção a transformação que nos habita, que nos move, que nos faz ver, sentir, ser e não ser.

Temos que acreditar que da escuridão nasce a claridade e quem sabe repetindo a mesma ladainha sobre os atrasos no pagamento surja o avesso do avesso. Mas infelizmente a verdade é que já se foram mais de 120 dias do badalado “Choque de gestão” que em 90 dias estaria pagando os salários sem atraso e os fatos são o contrário do contrário. Fica o dito pelo não dito e a vida continua. REPETITIVA… e de fato repetimos pois nossa missão é ser leal com aqueles que representamos.

Assim é que temos que alertar, pois as notícias é que o comprometimento da receita da Prefeitura com o pagamento dos salários já está no limite definido pela lei de Responsabilidade Fiscal de 54%. Mas todos sabem que foi concedido um aumento de 10% para os professores e este aumento terá que sair desta receita já em seu limite. Não podemos acreditar que seja mais um ato de irresponsabilidade eleitoral. Masquem pagará esta conta? Não seremos nunca contrários a qualquer tipo de aumento, temos apenas que ficar atentos, pois há um ano tivemos uma experiência pouco agradável e que ainda trás insegurança ao Servidor: o fantasma da retirada da VEPAN (Vantagem Pessoal Adquirida Nominal), nossos direitos adquiridos ao longo do tempo. Mesmo com o parecer favorável à sua manutenção pelo Juiz da vara da Fazenda e com a palavra empenhada pelo Prefeito que não mexeria nesta vantagem, sabemos que neste momento a Procuradoria Geral do Município entrou com recurso para a retirada IMEDIATA da VEPAN do recebimento dos Servidores efetivos. Coincidência à parte fica a dúvida se esta retirada não será uma forma de resolver o gasto excessivo com pessoal.

Se tudo que existe move para se transformar, não vamos olhar para baixo e nos conformar, pois embora pareça nada é com antes e se nós nos transformarmos o mundo também se transformará. Afinal não se vive só de más noticias. O nosso colega Dido Gonzaga Jaime foi eleito presidente do Conselho do Issa (Instituto de Seguridade dos Aposentados) e entrou com vontade de ser o instrumento de uma transformação tão esperada pelos funcionários ativos e inativos. Também já houve uma primeira reunião do PCR – Plano de Cargos e Remuneração.

Fica o convite Sejamos, pois, o sujeito deste direcionamento para uma nova realidade onde a transformação tenha espaço em nosso habitat e seja nossa força motriz.

Eney de Faria Araújo

Presidente

SINDIANÁPOLIS

SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS E SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE ANÁPOLIS

Veja também

SINDIANÁPOLIS PROTOCOLA OFÍCIO COBRANDO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICÍPIO O PAGAMENTO DE HORAS EXTRAS AOS SERVIDORES DA CENTRALIZADA LOTADOS NA EDUCAÇÃO

Existe uma prática antiga na administração pública municipal alinhando o recesso de final dos servidores …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.