Matéria -18/09/09 – Esta é a hora

ESTA É A HORA.

 

Neste dia 13 de Agosto, Anápolis recebeu, em festa, a visita do Presidente da República do Brasil. A razão para tanta expectativa nessa vinda reside no fato de que os municípios brasileiros vivem, hoje, com o pires na mão, brigando por cada centavo dos recursos federais e estaduais para conseguir solucionar seus graves problemas urbanos. Embora nosso regime seja federativo a intensa concentração da arrecadação tributária pelo Governo Federal deixa todos os municípios na dependência de ajuda para a realização de obras. A tão esperada reforma tributária repousa nas gavetas de nossos ocupadíssimos parlamentares. Apesar da vinda da comitiva presidencial estar cercada de um clima político eleitoral, acolhemos com a esperança de que essa seja uma visita que traga bons frutos para o município.

Enquanto isto em Brasília foi anunciada a descoberta de mais 468 atos secretos do Senado, datados de 1998 a 1999, assinados pelo então presidente da casa Antonio Carlos Magalhães, que possibilitou a obscura nomeação, demissão, gratificação de servidores e criação de novos cargos. Chegamos à casa de 1.000 atos descobertos dentre tantos ainda encobertos. A atual crise gerada no Congresso Nacional avoluma a cada novo fato apesar da tentativa dos interessados em abafar as irregularidades cometidas pelos aliados. Este fato fica comprovado pelo absurdo arquivamento de todas as denuncias feitas contra José Sarney, atual Presidente do Senado.

A reação a todo esse quadro tem sido o crescimento no nível de indignação das pessoas que vêem a necessidade de resgatar critérios éticos e morais na política nacional. Desta forma, a sociedade civil começa, ainda timidamente, demonstrar sua insatisfação. Nesta vertente circula pela internet, dentre vários, um e-mail denominado ESTA É A HORA conclamando a sociedade a se mobilizar, alegando que não podemos ser simples espectadores, mas devemos provocar uma mudança profunda e radical na política.

O objetivo é trabalhar por uma verdadeira reforma político-administrativa, profunda, séria e radical. Impor o fim do cinismo descarado, da corrupção endêmica e do banditismo institucionalizado. Para isso propõe a criação de um Movimento Popular que provoque uma reforma para afugentar da vida pública a corja de escroques que sugam o sangue da nação.
A proposta chega a detalhes sobre os seguintes mecanismos de punição implacável ao homem público que transgredir os aspectos éticos e morais desejados:
– Comprovação documental rigorosa da idoneidade dos candidatos;
– Obrigatoriedade de abertura do sigilo fiscal e bancário de políticos em todos os níveis;
– Proibição de contratação de parentes e afins, de até o nível de 3° grau;
– Adequação ou mesmo redução drástica de salários, benefícios e aposentadorias para ocupantes de cargos legislativos em nível municipal, estadual e federal;
– Introdução de pesadas agravantes na legislação penal, cível e tributária para crimes cometidos pelos homens públicos;
– Obrigatoriedade de comprovada capacitação e experiência dos aspirantes a cargos de direção em entidades da administração direta e indireta.
O Movimento conclama os internautas a ação, pois, ESTA É A HORA de criarmos reais condições para que a esperança vença a descrença, até então, apenas assistimos a este teatro como se não tivéssemos poder para alterá-lo. ESTA É A HORA de agirmos pelos nossos filhos, netos e em respeito aos 50 milhões de miseráveis deste país que vivem o martírio de uma vida de sofrimento.
De nossa parte, reenviamos o e-mail para nossa lista e assinamos em baixo das mobilizações que tenham o objetivo de transformar a atual estrutura política nacional, tendo em vista o resgate da transparência, da ética e da moral, obviamente, com a esperança que seja uma semente que dê frutos, pois ninguém merece a baixaria política em vigor.

Regina de Faria Brito
Presidente SINDIANÁPOLIS – www.sindianapolis.org

Veja também

SINDIANÁPOLIS PROTOCOLA OFÍCIO COBRANDO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICÍPIO O PAGAMENTO DE HORAS EXTRAS AOS SERVIDORES DA CENTRALIZADA LOTADOS NA EDUCAÇÃO

Existe uma prática antiga na administração pública municipal alinhando o recesso de final dos servidores …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.