Matéria – 14/05/09 – Dia do trabalho

Dia do Trabalho

           O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Com as primeiras organizações, surgiram também as campanhas e mobilizações reivindicando maiores salários e redução da jornada de trabalho. Greves, nem sempre pacíficas, explodiam por todo o mundo industrializado. Sindicalista ainda no século XVIII, preso faz sua última defesa:
“Se com o nosso enforcamento vocês pensam em destruir o movimento operário – este movimento de milhões de seres humilhados, que sofrem na pobreza e na miséria, esperam a redenção – se esta é sua opinião, enforquem-nos. Aqui terão apagado uma faísca, mas lá e acolá, atrás e na frente de vocês, em todas as partes, as chamas crescerão. É um fogo subterrâneo e vocês não poderão apagá-lo!”

             Hoje, a organização dos trabalhadores em grupos, Ainda corresponde a força, porém pacificada pelo tempo e desenvolvimento dos integrantes da lide, administradores e administrados. Porém ela deve cada mais ser fortalecida, visando fazer ecoar a insatisfação não só com o que lhe atinge diretamente, mas em nosso caso, com o serviço público que deve ser prestado com lisura e qualidade.
A reflexão das lutas históricas passadas torna-se essencialmente importante, como aprendizagem para as lutas atuais. Seus acertos, erros, todos representaram luzes que indicaram e indicam novos caminhos a percorrer.
No Brasil, a data foi consolidada como o Dia dos Trabalhadores em 1925, quando o presidente Artur Bernardes baixou um decreto instituindo o 1º de maio como feriado nacional. Getúlio Vargas deu ao 1º der maio, dia oficial do trabalho. Este, entre regulamentação do trabalho doa mulher, do menor, em 1º de maio de 1940 institui o salário mínimo com a incumbência de suportar moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer. Um ano depois, criou a justiça do trabalho.
A luta de hoje, como a luta de sempre, por parte dos trabalhadores, reside em manter todos os direitos constitucionais adquiridos e buscar mais avanços na direção da felicidade do ser humano. Felicidade esta que indiscutivelmente passa pela satisfação no trabalho. Produzir, fazer jus ao que recebe é satisfação no trabalho, mas ser reconhecido e receber pelo que faz também o é.
A busca pelo trabalho profissional ético deve ser constante por todos os trabalhadores. Naturalmente será esta uma enorme contribuição para que entendam, lideranças de qualquer nível que este é o melhor caminho.
Aqui, no serviço público, os servidores, mesmo podendo apontar erros, acredita antes de tudo, que vamos caminhar lado a lado com a administração, discordando em alguns momentos, porém buscando o interesse comum e vislumbrando alcançar um mesmo ponto.
E viva o trabalhador, viva também o seu dia.

Hélio Cândido Serafim
Presidente do Sindicato dos Fiscais de Transito de Anápolis

Veja também

SINDIANÁPOLIS PROTOCOLA OFÍCIO COBRANDO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICÍPIO O PAGAMENTO DE HORAS EXTRAS AOS SERVIDORES DA CENTRALIZADA LOTADOS NA EDUCAÇÃO

Existe uma prática antiga na administração pública municipal alinhando o recesso de final dos servidores …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.