Matéria – 13/10/09 – Coerência e Coragem

COERÊNCIA E CORAGEM

 

                Abraham Lincoln foi enfático ao tecer a seguinte afirmação Os princípios mais importantes podem e devem ser inflexíveis”. Em um momento da nossa histórica marcada pela frouxidão dos valores éticos, negociatas escancaradas e impunidade generalizada vale lembrar aqueles que deveriam ser os grandes modelos de excelência para a conduta de toda a sociedade.

A definição de princípios claros tem sido uma constante nas ações da diretoria do Sindianápolis e não poderia ser diferente em relação ao longo percurso da elaboração do Plano de Cargos, Carreira e Vencimento – PCCV. Com certeza os servidores não estão mais ansiosos do que nós que colocamos a mão da massa e demos a cara à tapa para conseguir garantir alguns princípios colocados desde o primeiro momento como intocáveis, quais sejam:

– Priorizar o incremento do piso salarial dos servidores que possuem seu salário base, hoje, em valores abaixo do salário mínimo.

– Garantia dos direitos dos demais servidores que possuem seu salário base acima do salário mínimo, com a manutenção do nível remuneratório;

– Manutenção da VPAN – Vantagens Pessoais Adicionais e Nominais, referentes à incorporação de gratificações por tempo de serviço garantida através de ação na justiça;

– Garantir as gratificações para os servidores que já usufruem, tais como produtividade e abono-lei, dentre outras;

– Estipular data base para reajuste dos salários dos servidores;

– Isonomia entre os pisos das correlações dos níveis de cargos dos Planos da Administração Centralizada e da Saúde.

Este último princípio nos recorda Rui Barbosa ao afirmar de forma incontestável: “Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante e não igualdade real”.
Finalmente no dia 8 de outubro, as 17h00min fomos recebidos no gabinete do Prefeito para a negociação da tabela de vencimentos.
Na garupa uma série de pendências a serem resolvidas. O resultado final foi muito positivo, pois percebemos que apesar das questões polêmicas houve consenso na maioria dos pontos e com certeza vamos atingir a maioria dos objetivos traçados. Tenho absoluta certeza ao afirmar que os servidores não conseguiriam dar um salto em relação, principalmente à questão do salário base abaixo do que o salário mínimo, se não houvesse uma disposição do executivo municipal.

Solicitamos uma cópia final e oficial de todo o material que compõe o PCCV par enfim podermos divulgar ao servidor, mas podemos antecipar que a média de reajuste no piso salarial vai estar acima de 30%. Com os dados oficiais nas mãos e confirmando os últimos ajustes poderemos atestar que o Prefeito Antonio Gomide agiu com coerência e coragem. Sabemos que o impacto desse Plano vai ser alto e no dizer do próprio Prefeito poderiam ser utilizados em obras para a população, mas coerente ao compromisso feito durante todos esses anos com os servidores escolheu a valorização de seus servidores. Parabéns Prefeito, não apenas os servidores ganham, mas toda a cidade, pois estaremos possibilitando a valorização e capacitação dos servidores públicos municipais.

 

Regina de Faria Brito
Presidente SINDIANÁPOLIS – www.sindianapolis.org

 

Veja também

SINDIANÁPOLIS PROTOCOLA OFÍCIO COBRANDO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICÍPIO O PAGAMENTO DE HORAS EXTRAS AOS SERVIDORES DA CENTRALIZADA LOTADOS NA EDUCAÇÃO

Existe uma prática antiga na administração pública municipal alinhando o recesso de final dos servidores …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.