“O ISSA É CASA DE AMIGOS!?!?”
Prof. Myriam Marques
“ Primeiro de mansinho, mas em revoada,
Nos levaram as flores, pisando nas folhagens,
Mataram nosso cão e não dissemos nada,
Pois prometeram em troca um mundo de vantagens.
E como não ouviram o som da nossa voz,
Puseram logo abaixo, as árvores do jardim
E calados ficamos, mesmo quando, após,
Nos cassaram a palavra, a liberdade enfim.
E foram nos levando tudo, sem alarde,
À luz do dia, à noite, ao final da tarde,
Com o consentimento de quem não se espanta.
E a quem ficou calado até este momento,
De nada valerá o arrependimento
Quando enfim lhe tirarem o grito da garganta”.
(Ivan Kardec Franco 2002 – aposentado)
Belíssimas e reais palavras proferidas pelo colega aposentado que sabe ver com olhos da alma e repartir com os outros a dor e a desesperança que chega acompanhada da aposentadoria.
É bem assim, como retrata o poema, que as coisas ocorrem dentro do cruel sistema que aí está. Sistema ainda mais bruto do que se possa imaginar. Chegaram de mansinho, mas em revoada. Prometeram um mundo de vantagens. Maquiaram nossos sonhos. Na calada da noite tomam as decisões sem nos consultar. Definem os destinos de milhões de pessoas sem o mínimo de respeito ao humano. A regra do jogo é o lucro, o domínio do poder pelo poder. Capitalismo gerador das desigualdades. Arma nas mãos de homens implacáveis.
É neste contexto que se encontra o nosso ISSA. Afogado, sem fôlego, sem forças para sobreviver. Ninguém quer se importar, ninguém quer saber, ninguém quer acreditar. Estão TOMANDO DECISÕES, sem alarde. Com o consentimento de quem não se importa. É que aposentados são como espinhos. Incomodam e não produzem. Só dão despesas.
Haveremos de rever os valores humanos, a evolução dos tempos, as mudanças sociais e, compreender que as pessoas têm filhos, netos, doenças sonhos necessidades básicas, direitos ao lazer e ao descanso.
Disso nos fala o poeta Ivan Kardec Franco:
“Se o mundo não mais nos brinda com pijamas, chinelos e cadeiras confortáveis…
Se o mundo não mais nos permite o merecido ócio…
Se o mundo e a realidade continuam nos fazendo de pilar de sustentação financeira de nossos descendentes…
Se Deus prorroga a nossa existência, aumentando nossa expectativa de vida, talvez Ele queira nos mostrar o quanto ainda podemos fazer e o quanto ainda somos importantes no processo de evolução da humanidade! É nisso que repousam nossas esperanças. Em crer que haja pessoas que se importem de verdade conosco. Por conta de tudo isso é que estamos reivindicando eleição para a presidência do ISSA. Porque se faz necessário que tenhamos um companheiro que esteja ao lado do aposentado e não emaranhado no sistema. Agindo de mansinho, mas em revoada. Tomando decisões que agradem apenas ao poder vigente e aos interesses próprios. Que no passado, falava em favor do povo e hoje fala em favor do Rei.
O ISSA deve ser casa de amigos. Os amigos são todos e não somente um grupo. Os amigos são mais que os funcionários comissionados que compõem o quadro dos trabalhadores internos do Instituto. Os amigos são formados por cada funcionário anônimo que aguarda ansiosamente seus proventos para sustentar sua família, conter suas dores e viver no mínimo com dignidade.
Disso não abriremos mão.
Prof. Ms. Myriam Marques
Presidente do Conselho Municipal de Previdência Social