AOS TRABALHADORES – FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DE ANÁPOLIS
1º de Maio e todos os demais dias do ano
Dedicamos este espaço a todos, indiscriminadamente, a todos os funcionários que atuam nos setores públicos em todas as instâncias da cidade de Anápolis. Do cansado auxiliar de limpeza que empurra seu velho e surrado carrinho pelos tenebrosos corredores do galpão da Prefeitura. Da cansada copeira, sem copa e sem copos, que faz o café e arrasta a água que escorre das goteiras enferrujadas pelo tempo em que os trens de ferro armazenavam ali os mantimentos que iriam alimentar o povo goiano.
Do velho atendente que se tornou amarelo pelo reflexo do sol que bate escaldante nas latas que cobrem o velho galpão. Do guarda do cemitério, tão sério, mudo quieto, por não ter com quem falar. Da professora anônima que numa escola qualquer de um bairro qualquer, tece saberes, alimenta sonhos: os seus e os dos seus discípulos.
Dos trabalhadores das ruas, das noites, dos dias. Do suor que deságua, sem água: só sal. Homens-máquinas operando máquinas, carregando o lixo dos outros homens. Avermelhados dos pés à cabeça Corpos usados como manequins ou espantalhos? Propagandas humanas.
Estes são os homens e mulheres constituídos de uma cultura introjetada em seus inconscientes, e que revela a dura realidade reproduzida nos sintomas que afetam, mente corpo e coração. Sujeitos formados de linguagem a que se acostumaram ouvir, falar, reproduzir. Sujeitos postos como no “Mito da Caverna”, deixados às sombras dos movimentos refletidos.
São homens chamados de trabalhadores – somente no nome – Usados, como moeda política para comoção do povo, numa falsa ideologia que produz a esperança, mas reforça a desigualdade.
É mais fácil dizer que se faz para todos e, devagar, sutilmente, eliminar os singulares. Trabalhadores, acusados de débeis e inoperantes pela cúpula composta de frios acusadores.
Trabalhadores, usados como pretexto para homenagens no dia 1º de Maio. Sujeitos principais dos discursos e, discriminados no cotidiano do labor diário. Postos à margem. Homens e mulheres que verdadeiramente ajudaram a construir a história desta cidade, ano a ano, dia a dia.
Recebam o nosso reconhecimento e solidariedade. Não apenas referente ao dia 1º de Maio, mas POR TODOS OS DIAS E ANOS DE TRABALHO. Uma vida em favor do outro!!!
Prof. Ms. Myriam Marques
Presidente do Conselho Municipal de Previdência Social