SINDIANÁPOLIS BUSCA SOLUÇÃO PARA O COLAPSO DO ISSA

Representantes do SindiAnápolis, Sinpma, SindiSaúde, Afapema se reuniram nos dias 16 e 17 de fevereiro para deliberarem sobre o futuro das áreas permutadas para o Instituto de Seguridade Social de Anápolis.
Em 2019 o chefe do executivo enviou para a Câmara Municipal projeto de lei, aprovado pela maioria dos pares, autorizando a administração municipal realizar o repasse de áreas municipais para o Issa como contrapartida à unificação dos fundos previdenciários. Porém, até a publicação desta matéria as escrituras não haviam sido repassadas para o Instituto.
Em reunião solicitada pelo ISSA foi proposto o repasse de valores em virtude da dificuldade de entrega legal das escrituras. Os sindicatos solicitaram um prazo para aprofundar e se reuniram em dois dias diferentes com técnicos da Secretária de Previdência e o Atuarial Mário Rattes. O posicionamento dos conselheiros e técnicos em relação as áreas foi unânime, o melhor caminho é monetizar o valor e retornar ao ISSA o que foi retirado.
Na contramão existe uma preocupação entre os conselheiros e representantes sindicais, em monetizando às áreas o poder público precisa garantir que o dinheiro não seja gasto como foram os 97 milhões nos últimos anos.
“Fomos unânimes! Necessitamos de cautela para garantir segurança legal na conclusão da transação, e garantir que o dinheiro seja usado para o devido fim, pagar os aposentados”,
Mário Rattes explicou também, de forma técnica, que o ISSA está em colapso e o valor dos aportes previstos são muito altos e necessitam de um plano de viabilidade financeira e fiscal do município conforme exigência normativa. Também sugeriu recalcular os juros dos anos iniciais, como determina a portaria 464, prevista na norma técnica.
O plano de viabilidade financeira irá assegurar a saúde financeira do instituto para as próximas gestões. O conselho entendeu a necessidade, após as orientações, de encaminhar ao executivo sugestão de Lei para resguardar o dinheiro da rentabilização assegurando que ele seja inutilizado por no mínimo dez anos.
O próximo passo é dialogar com o executivo e legislativo para que seja apresentado um projeto de lei que possa garantir essa segurança para os aposentados.

Fonte: https://www.facebook.com/1685380658373179/posts/3119007888343775/?sfnsn=wiwspmo

Veja também

SindiAnápolis reforça com Secretaria de Educação uma previsão concreta do recesso de final de ano para administrativos da rede municipal de ensino

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por @sindianapolisnoticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.