Há alguns dias circula a informação do possível corte do adicional de periculosidade na folha de pagamento dos vigias, 40% sobre o valor da remuneração, direito adquirido após estudos e chancela da procuradoria do município no ano de 2013.
Sob essa insegurança, o SindiAnápolis solicitou reunião com o vereador Leandro Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal, realizada nesta manhã (28 jun.) coma presença da Presidente do SindiAnápolis, Regina de Faria, o vice-presidente Alan Flávio, a diretora Fabiana Quirino e os advogados, Dr. Marcelo e Jeová Viana, no sentido de buscar apoio para esclarecer e resolver a demanda da categoria.
O sindicato não teve êxito em conseguir agenda com o Procurador do Município e o parlamentar propôs colaborar e interceder pelo sindicato junto à municipalidade e ao Tribunal de Contas dos municípios – TCM.
No sentido de colaborar com os vigias, Ribeiro sugeriu agendar, via legislativo, uma audiência na Procuradoria e questionar se o corte do adicional de periculosidade foi a pedido do TCM ou da Prefeitura. Uma segunda sugestão foi transformar o vigia em vigilante, que já é uma luta de anos travada pelo SindiAnápolis. A ideia é promover uma força tarefa do sindicato em parceria com o legislativo e capacitar os servidores com cursos de formação e proporcionar a oportunidade de mudança na nomenclatura.
“O presidente Leandro Ribeiro solicitou que possamos fornecer todos os dados que comprovam a existência de um procedimento legal que garanta o direito da concessão do benefício. A reunião foi bastante produtiva, e a receptividade do presidente nos motiva a continuar nossa luta”, pontuou Faria.
A sindicalista enfatizou a importância de ter uma lei municipal para fortalecer os direitos dos trabalhadores. O vice-presidente do sindicato, Alan Flávio, apresentou um modelo de legislação sancionada em Santa Catarina, transformando os vigias em vigilantes.
“O modelo de lei apresentado pelo nosso vice-presidente, que é servidor do município/vigia, foi bem recebido pelo parlamentar e pelo Dr. Maurílio, advogado do legislativo anapolino. Nossa esperança é que com a força política e interesse apresentado por Leandro Ribeiro, nós possamos atingir todos os objetivos propostos e garantir por meio de uma lei, mais tranquilidade e segurança para a classe”, concluiu Regina.
Fotos Ismael Vieira