O Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos de Anápolis protocolou ofício de N•090/2020 requerendo do município que seja realizado uma testagem em massa nos servidores públicos municipais, em especial aos funcionários da administração dos cemitérios e coveiros.
O SindiAnápolis recebe várias denúncias diariamente, e de forma imparcial intercede junto ao município com o objetivo de sempre preservar a saúde física, emocional e psicológica dos trabalhadores. Nesse sentido, após matéria divulgada pela emissora de rádio, São Francisco 97,7 FM, onde foi relatado que um coveiro foi testado positivo para COVID-19 e está de quarentena, entendem que há uma necessidade de testar os demais funcionários para evitar uma propagação do vírus nas unidades.
“Os servidores públicos não cessaram seus trabalhos e somente alguns setores tiveram o revezamento e home-office, o que os deixam mais vulneráveis ao contágio. Fizemos vários ofícios solicitando que implementassem para os servidores da administração o rodízio, mas não aconteceu. Os coveiros, por exemplo, estão na linha de frente no combate ao Novo Corona Vírus. Enterram diariamente vítimas da COVID-19 ou suspeitos, tendo em vista o aumento dos casos na cidade de Anápolis.
RESPOSTA DA SECRETARIA DE SAÚDE E VIGILÂNCIA DA SANITÁRIA
De acordo com a secretaria de saúde não existe a possibilidade de realizar a testagem para os servidores do administrativo e que atuam diretamente nos sepultamentos por atenderem a um plano de trabalho de testagem embasado em critérios epidemiológicos e definidos junto à outras instâncias, como a Secretaria de Estadual de Saúde.
Porém foi noticiado em blogs jornalísticos na tarde de ontem (15 jul.) que o governador irá fazer a testagem para COVID-19 em Anápolis e mais 77 municípios do estado de Goiás.
• Trecho da reportagem
Anápolis será contemplada com a testagem em massa para Covid-19, anunciada no início dessa semana pelo governador Ronaldo Caiado (DEM). Além da cidade, outros 77 municípios goianos, considerados estratégicos, serão contemplados com a ação. A previsão é que os testes já comecem a ser distribuídos até o final dessa semana.
O governador disse que segue parâmetros adotados na Nova Zelândia, segundo ele um dos países que mais cedo conteve a curva de contágio do novo coronavírus. Serão oferecidos testes RT-PCR às pessoas com sintomas gripais e casos leves.
Os critérios técnicos para a escolha das cidades foram elaborados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A SES ficará responsável pela coleta e a Fiocruz pelo transporte do material e divulgação do resultado em até 48 horas.
“Mais uma vez a gestão Roberto Naves demonstra seu descaso em relação a Saúde dos servidores da prefeitura e a incompetência frente a uma situação de pandemia.” afirma Regina Faria.