O SindiAnápolis participou do programa Rádio Debate na Rádio Nova FM, com o radialista Cândido Filho e Brigadeiro Bragança. Em mais uma oportunidade foram abordadas informações sobre os ASHAS – Auxiliares de Serviço de Higienização e Limpeza e também sobre a campanha de imunização dos servidores administrativos lotados nas unidades escolares.
A Presidente, Regina de Faria, enfatizou a luta pelo direito dos ASHAS, travada desde 2015, pelo aumento de insalubridade ao nível máximo. Este direito foi determinado pelo Ministério do Trabalho.
De acordo com a sindicalista e presidente do SindiAnápolis, os servidores já deveriam estar sendo contemplado pelo o direito, porém não foi levado a termo. A insalubridade era aplicada 20% em folha, contrariando, desde a data citada, a determinação dos 40%.
“Demorou, mas chegou! São esses resultados que nos motivam a não cessar às lutas em defesa dos servidores. Protocolamos diversos ofícios, reivindicamos inúmeras reuniões e negociações para que o trabalhador tivesse seu direito garantido”, disse Faria.
Importante reforçar que às ações são impetradas individualmente, com a mediação do sindicato. A justiça, mesmo com normativas favoráveis, entende que solicitação de adicional é de interesse individual por não ser da categoria e sim da atividades que está sendo executado pelo funcionário.
“O sindicato continua recebendo os ASHAS que tenham interesse em entrar com esta ação. Na época foram somente 23 servidores que nos procuraram e entraram na justiça pela aplicação dos seus direitos”, esclareceu a Presidente do SindiAnápolis.
O SindiAnápolis está recebendo todos que tenham direito a rafa benefício e desejam mover uma ação. As informações sobre como proceder estão sendo fornecidas pelo próprio sindicato, na sede ou por telefone.