Em reunião com o presidente da Câmara Municipal de Anápolis, vereador Leandro Ribeiro no dia 27 de novembro de 2019, o SindAnápolis entregou sugestões para auxiliar na estruturação do plano de cargos e carreira dos efetivos e também foi firmado um compromisso, na ocasião, de dar prioridade à esta pauta.
Após o encontro foi constituída uma comissão para tratar da estruturação do plano, várias reuniões foram realizadas com representantes sindicais, membros da comissão, servidores e presidente do legislativo, avançando com à aprovação da lei 130/2020 em primeira votação, no dia 07 de dezembro de 2020.
A sindicalista Regina de Faria relatou sua surpresa e de todos os servidores efetivos que atuam no legislativo aos receber a notícia de que o projeto de lei foi retirado de pauta, “fomos pegos de surpresa e a notícia deixou todos muito apreensivos”.
Para não ficarem no prejuízo e compreendendo a situação do município, servidores procuraram o sindicato para, não havendo o retorno do projeto 130/20 para aprovação em segunda votação, que seja discutido a equiparação salarial dos efetivos com os comissionados.
Acatando uma imposição do TCM – Tribunal de Contas dos Municípios foi necessário aprovação do plano de cargos e carreira dos servidores comissionados no dia 12 de dezembro de 2020, em caráter de urgência e segundo a sindicalista, Regina de Faria, Ribeiro se comprometeu em aprovar a equiparação dia servidores efetivos com os comissionados ainda no mês de janeiro.
“É um desejo dos funcionários efetivos que atuam na Câmara que haja a equiparação salarial, tendo em vista que existe uma alegação de inviabilidade financeira para custear os gastos que virão com à aprovação da lei do plano de cargos e carreira no período de pandemia. Em contrapartida, a equiparação salarial dos efetivos com o salário dos comissionados não irá gerar grandes impactos na folha. Com todo este cenário, sobretudo, compreendendo que todos os lados precisam ceder, estamos abrindo espaço para mais este diálogo com o presidente Leandro Ribero, pontuou a presidente do SindiAnápolis.