Comemorar o aniversário de Anápolis nos seus 111 anos é uma obrigação de qualquer cidadão que ama sua cidade, sem perder, é claro, a visão crítica sobre os rumos da administração municipal que têm levado à precarização dos serviços públicos.
Temos mesmo motivos para celebrar? Penso que sim, mas não dá para deixar de lado a quantidade de direitos retirados ou colocados em risco desde o início de 2017, quando o prefeito Roberto Naves assumiu. Os servidores tiveram várias perdas em diversos aspectos, como horas extras, gratificações, acesso a promoção e progressão, ameaça de não implantação da titulação e fomos pegos de surpresa até mesmo em relação a situações de assédio moral em diversos setores da prefeitura. Eu mesma fiz um levantamento de todas as conquistas da categoria desde 2008 e verifiquei que nossos direitos foram congelados desde o ano passado. O comportamento instável de secretários municipais em cada encontro, em cada reunião e o fato de que a Prefeitura muda seus posicionamentos levanta dúvidas sobre a garantia dos direitos.
O prefeito Roberto Naves, que afirmou que os trabalhadores são o maior patrimônio do município, não dá a devida atenção para os servidores. Como citei anteriormente, a titulação pode estar em risco. O pagamento deste benefício foi jogado para o mês de novembro e não se sabe ainda se o retroativo será pago.
O que temos percebido, caros servidores, é que aqueles que são amigos do rei sentam à mesa e se fartam com um banquete, uma clara demonstração de que o gabinete municipal oferece privilégios apenas a alguns. Poderíamos citar ainda várias irregularidades, como o fato de que alguns vigias que têm direito não recebem gratificação. E uns poucos privilegiados já conseguiram receber este benefício. Eu fico me questionando sobre o futuro e se realmente temos o que comemorar. Quero acreditar que sim, pois a esperança nunca falhou para aqueles que acreditam. Mas confesso que muito me desanima a maneira como esta administração vem tratando os trabalhadores.
No mais, celebremos, com precaução, os 111 anos de Anápolis, pois quem paga pelo serviço público é a população e esta merece ser bem servida.
Todos juntos somos fortes!
Regina Faria
Presidente do SindiAnápolis