Um movimento pela valorização dos trabalhadores municipais e por melhores condições de trabalho ganhou força nos últimos dias, quando os principais sindicatos de Anápolis decidiram dizer não aos desmandos da atual gestão. Com o lema ‘Todos juntos somos fortes’, os trabalhadores farão uma paralisação no dia 26 de abril, a partir das 8 horas, com início no estacionamento da Prefeitura Municipal.
Os trabalhadores da administração centralizada, representados pelo SindiAnápolis, estão revoltados com o aumento salarial de 2018, o menor reajuste dos últimos dez anos. A grande quantidade de comissionados contratados pela Prefeitura, o congelamento da titulação, progressão e promoção, o adiamento da revisão do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos e as más condições de trabalho de diversos servidores são apenas algumas das queixas apresentadas.
Os Fiscais de Trânsito também estão insatisfeitos com a atual gestão, pela constante retirada de direitos. “Vamos nos unir a todos e mostrar a essa administração que o servidor pode”, anunciou um dos representantes da categoria.
Os servidores da Saúde cobram melhores condições de trabalho e a valorização profissional da categoria. O pagamento da gratificação de titulação – uma forma de incentivo concedida pela qualificação do servidor; e uma maior transparência da atual gestão municipal estão entre as queixas desses trabalhadores.
Os professores, que também vão paralisar, decidiram mover ações judiciais individuais de cobrança para que a Prefeitura pague as chamadas dobras e substituições não recebidas no mês trabalhado. A reposição salarial abaixo do que determina a lei, a falta de cumprimento dos Estatutos e leis voltadas aos direitos destes profissionais da Educação, o não pagamento de progressões, titularidades e direitos dos readaptados e o reajuste abaixo do piso nacional fazem parte das reclamações.
A paralisação será no dia 26 de abril, às 8 horas, inicialmente na Prefeitura Municipal. O trajeto será divulgado posteriormente.