Integralização do adicional noturno ao pagamento das férias – Ofício n°546/2018

Ofício n°546/2018

Ao Excelentíssimo Prefeito Municipal de Anápolis

  1. Sr.  Roberto Naves e Siqueira

C/C

Ao Ilustríssimo Senhor Secretário Municipal de Recursos Humanos

  1. Sr. Maks Wilson Louzada

O SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS E SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS, entidade representativa de classe dos servidores públicos do Município de Anápolis, com sede em Anápolis/GO, à Rua 4, s/n.º, Quadra C, Lote 41, CEP 75.120-240, Vila Nossa Senhora D’Abadia, inscrito no CNPJ-MF sob o n.º 03.017.657/0001-50, aqui por sua Presidente, Regina Maria de Faria Amaral Brito, vem respeitosamente à presença de V.Sa. apresentar o presente REQUERIMENTO, a saber:

É de conhecimento da Municipalidade, conforme estabelece a Constituição Federal, em seu art. 7.º, IX, bem como a CLT, em seu art. 73, além do art. 106-A, do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais, que o servidor público efetivo que cumprir jornada de trabalho normal à noite, assim compreendido o período entre as 22h de um dia e 5h do dia seguinte, fará jus a um adicional noturno no valor de 20% (vinte por cento) sobre o vencimento. No mesmo sentido, a Súmula STF nº 213 diz que é devido o adicional de serviço noturno, ainda que sujeito o empregado ao regime de revezamento.

Por outro lado, dispõe o art. 147 do citado Estatuto dos Servidores:

Art.147. Férias são um período de trinta dias consecutivos de descanso anual obrigatório para o servidor, com direito ao vencimento ou remuneração e todas as vantagens, como se estivesse em efetivo exercício do cargo.

Pois bem. Feito o preâmbulo acima, questiona-se à Secretaria em questão o porquê da Municipalidade não estar integralizando nas férias dos servidores o valor correspondente ao adicional noturno pago com habitualidade, em especial porque a legislação federal, aqui aplicada em caráter subsidiário , é enfática em reconhecer essa integralização:

SÚMULA Nº 60/TST –  ADICIONAL NOTURNO. INTEGRAÇÃO NO SALÁRIO E PRORROGAÇÃO EM HORÁRIO DIURNO

I – O adicional noturno, pago com habitualidade, integra o salário do empregado para todos os efeitos.

Também a jurisprudência:

TJ-MG – Ap Cível/Reex Necessário AC 10024102440112001 MG (TJ-MG)

Data de publicação: 01/07/2013

Ementa: ADMINISTRATIVO – POLICIAL CIVIL – TRABALHO NOTURNO – DIREITO À PERCEPÇÃO DO ADICIONAL RESPECTIVO – REFLEXOS DEVIDOS SOBRE FÉRIAS ACRESCIDAS DE 1/3 E GRATIFICAÇÃO NATALINA – PRECEDENTE DA CORTE SUPERIOR DESTE EG. TJMG – SENTENÇA QUE SE REFORMA PARCIALMENTE NO DUPLO GRAU. – Revela-se direito do policial civil a percepção de remuneração relativa ao adicional por trabalho noturno, bem como o seu reflexo no 13º salário e terço de férias, bastando para tanto a prova do trabalho depois das vinte e duas (22) horas, pouco se dando que haja compensação da jornada notívaga laborada. – A constituição da República do Brasil inspirada na valorização do trabalho como parte integrante da dignidade do homem estabeleceu remuneração diferenciada entre trabalho diurno e noturno na tentativa de compensar financeiramente sua fadiga psicossomática.

Logo, induvidoso que é devido ao servidor público municipal que recebe o adicional noturno com habitualidade o seu reflexo nas férias, principalmente porque o citado art. 143 do Estatuto municipal é claro em disciplinar que durante as férias o servidor terá direito a todas as vantagens de sua remuneração, como se estivesse em efetivo exercício do cargo. Ademais, como se sabe, o direito ao adicional noturno, previsto no art. 7º da CR, foi estendido aos servidores públicos, nos termos do art. 39 , § 3º , do mesmo diploma legal, sendo de aplicabilidade imediata, por se tratar de direito fundamental do trabalhador

Isso posto, roga-se à Municipalidade a imediata quitação dos direitos dos servidores, consubstanciada na integralizando nas férias dos servidores o valor correspondente ao adicional noturno pago com habitualidade.

 

Termos em que, P. Deferimento.
Anápolis, 15 de março de 2018.
Regina Maria de Faria Amaral Brito
Presidente SindiAnápolis

 

Veja também

SINDIANÁPOLIS PROTOCOLA OFÍCIO COBRANDO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICÍPIO O PAGAMENTO DE HORAS EXTRAS AOS SERVIDORES DA CENTRALIZADA LOTADOS NA EDUCAÇÃO

Existe uma prática antiga na administração pública municipal alinhando o recesso de final dos servidores …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.