Diante do acontecimento ocorrido há dias atrás (08.mar), referente à suspensão do registro sindical determinada pelo Ministério do Trabalho, publicada no Diário Oficial da União, a diretoria do SindiAnápolis emitiu uma nota de esclarecimento em consideração aos servidores municipais (10.mar), informando que, “Essa medida administrativa ocorreu, em função de ausência de entrega de documentação comprovando a condição de servidores públicos da diretoria eleita, por lapso interno”.
Desde então a Presidente Regina Faria junto a diretoria, segue trabalhando para que esta situação seja regularizada. Esse processo é assessorado pela advogada Raquel Luiza dos Reis Silva da Nova Central Sindical dos Trabalhadores – NCST, a qual o SindiAnápolis está filiado. Embora toda a documentação necessária tenha sido providenciada afim de estabelecer a regularização do registro, a entidade tem enfrentado um contratempo com sistema que está bloqueado impedindo assim a conclusão e liberação do mesmo. Por essa razão a Presidente Regina Faria se dirigiu ao Superintendente do Ministério do Trabalho Dr. Degmar Pereira, uma vez que este havia se manifestado em esclarecimento público após postagem do ex-prefeito Ernani de Paula em redes sociais, e se colocou à inteira disposição do sindicato para ajudar a resolver qualquer situação documental. Afirmou em resposta que o registro do SindiAnápolis NÃO foi SUSPENSO, apenas há a necessidade de que o sindicato atualize a documentação relativo a diretoria sindical eleita, procedimento simples e meramente formal.
A reunião aconteceu na terça-feira (21.mar), e estiveram juntos o Dr. Degmar Pereira superintendente do MTE, a advogada da NCST Drª Raquel Luiza dos Reis Silva e seu assessor Juliano Fracon Amaral.
A Presidente Regina Faria falou sobre a receptividade da parte do Superintendente do MTE-GO e sobre o apoio recebido por ele que inclusive se comprometeu em levar pessoalmente a dificuldade que a entidade tem enfrentado ao fazer uso do sistema para que, portanto, possa regularizar o registro sindical.